Ninfoplastia, labioplastia e lipoaspiração do Monte de Vênus são algumas das denominações da cirurgia íntima feminina, que é a cirurgia plástica de redução dos pequenos lábios vaginais. Através de intervenção, é retirado o excesso de mucosa do local, com intuito de retomar aspecto natural à genitália feminina, que pode perdido este aspecto por algum desenvolvimento anormal de tamanho.
Resultado Esperado
Citado anteriormente, a cirurgia é realizada para a retomar o aspecto natural da genitália feminina. Os resultados são visíveis quase imediatamente, apenas com pequenos inchaços que levam apenas alguns dias para desaparecer, e suas cicatrizes são imperceptíveis, além de não ter a sensibilidade da região genital alterada.
Candidatos à cirurgia
A ninfoplastia é realizada em mulheres adultas que podem ter tido crescimentos anormais nos pequenos lábios, obtendo um tamanho desproporcional, chegando, algumas vezes até, a ficar maiores que os grandes lábios.
Além do desconforto estético que pode ser causado, alterações com ordem funcional, dificuldade de higiene, e incômodo ou dor durante relações sexuais também candidatam a mulher a fazer cirurgia íntima.
O que devo informar ao médico?
- A razão pela qual quer realizar a cirurgia, suas expectativas e o resultado esperado;
- Alergias medicamentosas anteriores e tratamentos médicos prévios;
- Uso atual de medicamentos, vitaminas, medicamentos naturais, fumo, álcool e drogas;
- Cirurgias prévias;
- Doenças cardiovasculares, pressão alta ou demais problemas circulatórios ou diabetes.
Instruções Especiais
- Fazer exames laboratoriais ou realização de risco cirúrgico;
- Tomar certos medicamentos ou ajuste dos atuais medicamentos;
- Parar de fumar com bastante antecedência a cirurgia;
- Evitar tomar aspirina, anti-inflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento;
- Não deixe de ter algum acompanhante, pelo menos durante a primeira noite após a cirurgia.
Pós-Operatório
Depois da cirurgia, a paciente recebe alta no mesmo dia da operação, após ser feito um curativo local com pomada. Não tem necessidade de retirar pontos, pois eles são absorvíveis. É recomendado ao mínimo 15 dias sem relações sexuais pós cirurgia.