Candidatos à cirurgia
A mamoplastia de aumento é um procedimento individualizado e você deve fazê-lo para si mesma, não para satisfazer a vontade de alguém ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.
O que devo informar ao médico?
O sucesso e a segurança do procedimento dependem muito de sua sinceridade durante a consulta. Seja participativo, procure esclarecer dúvidas sobre o procedimento. Você será questionado sobre sua saúde, desejos e estilo de vida.
A decisão de se submeter à cirurgia de aumento de mama é pessoal e é você quem deve decidir se os benefícios estarão de acordo com seus objetivos e se os riscos e possíveis complicações são aceitáveis. Seu cirurgião plástico e/ou equipe irão lhe explicar, em detalhes, os riscos associados à cirurgia. Você deverá assinar o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual irá se submeter e quaisquer riscos ou complicações potenciais.
Quais são as responsabilidades do médico?
- Avaliar o seu estado geral de saúde e todas as condições pré-existentes de saúde ou fatores de risco;
- Realizar exames diagnósticos para determinar a causa subjacente da ginecomastia, que podem incluir testes de sua função endócrina;
- Examinar suas mamas e tirar medidas detalhadas de seu tamanho e forma, verificar a qualidade da pele, a posição dos mamilos e as aréolas;
- Tirar fotos para seu prontuário médico;
- Discutir suas opções e recomendar o tratamento mais adequado;
- Discutir os prováveis resultados de correção de ginecomastia e quaisquer riscos ou complicações potenciais;
- Discutir o tipo de anestesia a ser utilizada durante o procedimento.
Instruções Especiais
- O que fazer no dia da cirurgia (tempo de jejum, medicações, banho),
- Cuidados pós-operatórios.
O procedimento deve ser realizado em local seguro e confortável para o médico e o paciente, em centro cirúrgico autorizado pela Vigilância Sanitária, com equipamentos e equipe treinada para qualquer intercorrência.
Pós-Operatório
Muitos pacientes têm dúvida sobre aumento de mama e o período de recuperação.
Embora muitos fatores estejam envolvidos, o período de recuperação pós-cirúrgica geralmente é de 24 a 48 horas, seguido de um período de repouso de alguns dias. Provavelmente, você irá sentir dor e inchaço por algumas semanas. Exercício físico e atividades normais serão liberados seguindo orientação de seu cirurgião plástico.
Riscos da Cirurgia
- Cicatrizes desfavoráveis;
- Sangramento (hematoma);
- Infecção;
- Má cicatrização das incisões;
- Alterações de sensibilidade da mama ou do mamilo, de forma temporária ou permanente;
- Contratura capsular, que é a formação de tecido cicatricial rígido em torno do implante;
- Ruptura do implante;
- Enrugamento da pele sobre o implante;
- Riscos anestésicos;
- Acúmulo de líquido (seroma);
- Dor, que pode perdurar;
- Trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares;
- Possibilidade de novo procedimento cirúrgico.
Embora possa haver complicações relacionadas aos implantes mamários, os mesmos não são prejudiciais à saúde da mama. Pesquisas científicas realizadas por grupos independentes não relataram nenhuma relação comprovada entre implantes mamários e doenças autoimunes ou sistêmicas